quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Cimorelli Band






Eu não sei até que ponto esse post vai agradar!


Mas me sinto na obrigação de postar sobre elas, já que estou envolvida em estudar a banda desde que assisti o primeiro vídeo.
Quem me conhece sabe que sou extremamente critica e exigente com música em geral, e querendo ou não é bem difícil me agradar, mas essa banda, CONSEGUIU!


Cimorelli Band é um banda composta por 6 irmãs(Christina, Katherine, Lisa, Amy, Lauren ) e um irmão(Michael), e com participações recentes, que eu acredito que será em breve mais uma integrante da irmã mais nova(Dani).

É difícil falar sobre eles, difícil saber o que dizer, mas vou tentar.

Deve fazer em torno de um ano que eu encontrei as meninas no youtube e eu confesso que me repreendi um pouco por gostar delas.

Calma! (medo de apanhar da fãs brasileiras) Nada pessoal, só achei estranho porque eu não conseguia encontrar quais eram os motivos. Por que?

Eu explico.

Apesar de todas as meninas tocarem algum instrumento e estarem no caminho certo, todas ainda são um pouco "inexperientes", NÃO FALEI QUE SÃO RUINS, MUITO PELO CONTRARIO, só são inexperientes, no quesito "tocar em conjunto"!Claro que o Michael compensa essa inexperiência com seu violão bem tocado que se sobressai sempre.

Depois de assistir umas 30 vezes cada vídeo das meninas, consegui entender o que me conquistava e o que me encantava!

Cimorelii Band não tem um instrumental forte, porém isso pode passar batido porque sua força esta em outra parte, nas belas vozes que unidas arrepiam qualquer um que escute!

Isso fica bastante evidente pela óbvia melhor qualidade dos vídeos que as meninas fazem apenas com arranjos vocais.

Resumindo em poucas palavras cada uma dessas vozes creio que eu diria assim:

Christina: Voz forte, segura, encorpada. Provável contralto.

Katherine: Voz, extensa, doce, exata. É a minha preferida. Provável soprano.

Lisa: Voz explosiva, constante e agudos maravilhosos. Provável soprano.

Amy: Voz base, definida, segura, afinadissima. Provável contralto.

Lauren: Voz inacreditável para uma menina de 11 anos, linda mesmo. Provável soprano.

Dani: A mais surpreendente de todas, uma criança com voz de mulher. Provável contralto.

Só posso dizer que os arranjos das vozes ficam maravilhosos!

Elas cantando "One Time" " Baby" e "Eenie Meenie"do Justin Bieber, ficou tão diferente que me fez até gostar das músicas.





Além disso quero destacar a evidente evolução da banda desde seu começo até hoje, para isso peguei um dos primeiros vídeos das mocinhas e o último que foi postado (os links estão embaixo), assim eu não fico falando e vocês podem tirar suas conclusões.

http://www.youtube.com/user/cimorellitheband#p/u/37/BbMdhnxnPcc

Para aqueles que gostam de música POP, vale a pena conhecer a família de cantores e músicos.

Eu fico impressionada com como todas tem caracteristicas marcantes e únicas quando cantam . As expressões e as tonalidades, todas muito diferentes, sendo que elas são irmãs, fato que poderia influenciar totalmente na originalidade de cada uma.

Ta vendo? É muito difícil falar das meninas! Eu falei um monte de coisas, todas meio jogadas e ainda sinto a necessidade de falar mais, porque nunca parece o bastante.
Sei que as meninas já tem fãs por muitos países inclusive aqui no Brasil. O numero de acessos aos seus vídeos no Youtube são incalculáveis, sendo que sua única divulgação é feita por seu site e pelo Youtube.

Tenho certeza que ainda vou ouvir falar muito das meninas e que logo elas estarão tocando em turnes mundiais.

Guardem esse nome, Cimorelli, um novo nome para a música POP internacional.

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Voltando a ativa com Clube da esquina!

EXPLICAÇÃO


Após uma pausa por "N" motivos( incluindo meu desleixo e preguiça), volto a postar porque esse é um prazer que tenho e também porque quero dar continuidade as coisas que realmente gosto!

Pensando sobre o que dizer hoje, sobre quem eu gostaria de falar e querendo juntar a isso a vontade de retornar a postar com algo que eu goste muito, decidi por fim postar sobre um "movimento" que me encanta na música brasileira.




O Clube da esquina!







Dentro de um cenário que apresenta um golpe militar partindo de direita, contra o qual toda a intelectualidade ligada a esquerda se mobilizou, a música veio como um protesto de inúmeros cantos do país e liderada por grandes nomes da MPB como Gilberto Gil, Geraldo Vandré, Carlos Lira entre outros.




É nesse momento que muitos movimentos musicais surgem, entre eles, a Tropicália que é de conhecimento de grande parte da população.




Junto a tudo isso em Belo Horizonte, jovens músicos começam a se encontrar na cena musical da capital mineira, fundindo um som que trazia as inovações apresentadas pela Bossa Nova a elementos do jazz, do rock’n’roll, enfatizando The Beatles, de música folclórica dos negros mineiros e alguns recursos de música erudita e música hispânica.




Dessa grande mistura surge no estado de Minas Gerais o Clube da Esquina, formado por esses músicos que no anos 70 tornaram-se referencias na MPB e difundiram seu trabalho por todo país e em vários pontos do mundo.




Iniciado por Milton Nascimento, Wagner Tiso, Fernando Brant, Márcio Borges, Nivaldo Ornelas, Toninho Horta e Paulo Braga, o Clube aos poucos agregou muitos outros grandes nomes da música brasileira.




Infelizmente o Clube da Esquina não foi visto pela mídia e por parte dos estudiosos como um movimento, porém , sem sobra de dúvida, se constituiu apropriando-se de um alicerce oferecido por diversos movimentos musicais e culturais dignos de um.




Após um pouco da história do Clube, um tanto maçante eu confesso, mas que acredito que pra quem gosta é um tanto construtivo, vamos a minha parte preferida!




Tenho o CD do Clube da Esquina e seria muito arriscado querer fazer analises profundas sobre ele, afinal trata-se de um trabalho feito por muitos dos melhores da MPB!




Por isso só me dou ao direito de recomendar que procurem o albúm, se possível comprem porque é delicioso tê-lo, ou então baixe da internet mesmo.




Pra aqueles que gostam do Milton Nascimento eu diria que é a melhor fase dele sem sombra de duvidas e ele é só uma das referencias, mas também posso falar aqui de Lô Borges, Flávio Venturini, Toninho Horta entre outros muitos.




É musica perfeita pra todo tipo de ocasião, desde de ouvir sozinho no carro até a dividir em um jantar com amigos ou quem sabe pra se inspirar ao escrever no seu blog o.O hahahaha!




Fora o CD recomendo a todos uma visita online ao museu do Clube da Esquina e vou deixar aqui embaixo o link do dicionário anárquico do museu com citações lindas, engraçadas, emocionantes etc...


As quais devem ser lidas por todos!






AMIZADE:




Substantivo feminino - 1. afeição por uma pessoa; estima; simpatia;2. camaradagem; companheirismo; cumplicidade;3. entendimento; compreensão;4. dedicação; bondade;5. pessoa amiga;(Do lat. amicitáte)




"Primeiro a amizade, depois a música. Essa palavra de ordem fez de nossa música o canto exemplar da amizade, onde uma faz tudo para durar mais do que a outra.




Márcio Borges"




Bom galera, FICA A DICA! =D