segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Voltando a ativa com Clube da esquina!

EXPLICAÇÃO


Após uma pausa por "N" motivos( incluindo meu desleixo e preguiça), volto a postar porque esse é um prazer que tenho e também porque quero dar continuidade as coisas que realmente gosto!

Pensando sobre o que dizer hoje, sobre quem eu gostaria de falar e querendo juntar a isso a vontade de retornar a postar com algo que eu goste muito, decidi por fim postar sobre um "movimento" que me encanta na música brasileira.




O Clube da esquina!







Dentro de um cenário que apresenta um golpe militar partindo de direita, contra o qual toda a intelectualidade ligada a esquerda se mobilizou, a música veio como um protesto de inúmeros cantos do país e liderada por grandes nomes da MPB como Gilberto Gil, Geraldo Vandré, Carlos Lira entre outros.




É nesse momento que muitos movimentos musicais surgem, entre eles, a Tropicália que é de conhecimento de grande parte da população.




Junto a tudo isso em Belo Horizonte, jovens músicos começam a se encontrar na cena musical da capital mineira, fundindo um som que trazia as inovações apresentadas pela Bossa Nova a elementos do jazz, do rock’n’roll, enfatizando The Beatles, de música folclórica dos negros mineiros e alguns recursos de música erudita e música hispânica.




Dessa grande mistura surge no estado de Minas Gerais o Clube da Esquina, formado por esses músicos que no anos 70 tornaram-se referencias na MPB e difundiram seu trabalho por todo país e em vários pontos do mundo.




Iniciado por Milton Nascimento, Wagner Tiso, Fernando Brant, Márcio Borges, Nivaldo Ornelas, Toninho Horta e Paulo Braga, o Clube aos poucos agregou muitos outros grandes nomes da música brasileira.




Infelizmente o Clube da Esquina não foi visto pela mídia e por parte dos estudiosos como um movimento, porém , sem sobra de dúvida, se constituiu apropriando-se de um alicerce oferecido por diversos movimentos musicais e culturais dignos de um.




Após um pouco da história do Clube, um tanto maçante eu confesso, mas que acredito que pra quem gosta é um tanto construtivo, vamos a minha parte preferida!




Tenho o CD do Clube da Esquina e seria muito arriscado querer fazer analises profundas sobre ele, afinal trata-se de um trabalho feito por muitos dos melhores da MPB!




Por isso só me dou ao direito de recomendar que procurem o albúm, se possível comprem porque é delicioso tê-lo, ou então baixe da internet mesmo.




Pra aqueles que gostam do Milton Nascimento eu diria que é a melhor fase dele sem sombra de duvidas e ele é só uma das referencias, mas também posso falar aqui de Lô Borges, Flávio Venturini, Toninho Horta entre outros muitos.




É musica perfeita pra todo tipo de ocasião, desde de ouvir sozinho no carro até a dividir em um jantar com amigos ou quem sabe pra se inspirar ao escrever no seu blog o.O hahahaha!




Fora o CD recomendo a todos uma visita online ao museu do Clube da Esquina e vou deixar aqui embaixo o link do dicionário anárquico do museu com citações lindas, engraçadas, emocionantes etc...


As quais devem ser lidas por todos!






AMIZADE:




Substantivo feminino - 1. afeição por uma pessoa; estima; simpatia;2. camaradagem; companheirismo; cumplicidade;3. entendimento; compreensão;4. dedicação; bondade;5. pessoa amiga;(Do lat. amicitáte)




"Primeiro a amizade, depois a música. Essa palavra de ordem fez de nossa música o canto exemplar da amizade, onde uma faz tudo para durar mais do que a outra.




Márcio Borges"




Bom galera, FICA A DICA! =D








Nenhum comentário:

Postar um comentário