terça-feira, 22 de dezembro de 2009

As aparencias enganam? As vozes muito mais...







No meio desse semestre que esta acabando, estava na casa de uma grande amiga minha, Aline Prado, conversando e realizando alguns trabalhos.



Eu e ela temos muita coisa em comum em relação a gostos culturais em geral e nesse dia ela colocou uma música e me perguntou o que eu achava da mesma. Fiquei escutando, prestando atenção no arranjo e meu primeiro comentário interno foi "Que voz linda essa mulher tem!", três segundos depois minha amiga foi me mostrar o vídeo da música. Impressionantemente a voz não era de uma mulher e sim de um homem.



Figura diferentissima, que chega até a causar um estranhamento de inicio, mas depois que abre aquela boca, e sai TUDO aquilo daquele orifício, não tem como deixar de simpatizar com ele.



Cantor e compositor, ele atende pelo nome de Fênix. Natural de Recife, dois álbuns lançados e com influências de Luiz Gonzaga e Jackson do Pandeiro, Fênix tem uma voz andrógina* maravilhosa e é bastante reconhecido em Perbambuco.



Eu particularmente tenho preferência pelo seu segundo albúm "Marfim" onde, além de suas composições, regravou músicas do Caetano Veloso e do Lulu Santos, sem contar com a participação do GRANDE saxofonista de Jazz Léo Gandelman.






Voz andrógina: Uma voz que não se define masculina ou feminina.






Por tanto para os amantes da música popular brasileira, fica a dica! ;)
Abaixo alguns vídeos do cantor.



segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Agora ele!






Sempre admirei sua trajetória e coragem, sempre escutei muitas músicas dele, mas nunca me peguei tão atingida por um albúm seu.






Recomendação de um querido amigo e professor meu, Prof. Celso Cruz, fui em busca do novo albúm do grande Ney Matogrosso, " Beijo Bandido".






Um albúm incrível, que sai um pouco do sútil exagero de costume do Ney, para um estouro de voz e arranjos muito originais e bem feitos. Sem nenhuma música autoral, somente com versões e regravações, mas todas muito bonitas, muito bem feitas, onde o Ney ao tirar seu ar performatico, não peca nenhum pouco adicionando seu talento vocal com ênfase na naturalidade, deixando um pouco de lado seus famosos falsetes.






Trabalho bélissimo, delicioso de ouvir!






Vale a pena comprar o CD.






Abaixo link pra deixar com vontade:



Dois para hoje!

Fiquei até agora martelando a cabeça pra escolher qual desses dois deliciosos cantores seria homenageado no post de hoje.

A decisão?

Os dois! Foi impossível escolher entre a sensualidade dessa voz feminina e a clareza de domínio desse rei.

Começando por ela!


Ontem a noite (como podem ver, minhas noites estão rendendo assunto para este blog) tive uma alucinante conversa com uma inesperada admiradora da música em geral, coincidentemente irmã da Ana Cunha sobre quem postei a dois dias atrás.
A conversa começou completamente por outros focos e eu confesso não me lembrar como chegamos a música, mas apesar de não lembrar o caminho, lembro detalhadamente de cada silaba desta conversa que vai entrar para o meu portfólio, hahahahaha.
Marina Cunha, 24 anos, mineira de Belo Horizonte, tem um repertório cultural musical extenso e fascinante.

Sem mais rodeios, vamos a PRIMEIRA pérola que vou postar, das varias que vim a conhecer ontem por intermédio da Marina.





Não conhecia seu trabalho, nunca tinha tido o prazer de ouvir essa cantora, mas me encantei ontem com os vídeos que vi e hoje aprofundei uma pesquisa sobre ela e só posso dizer que tudo, desde o histórico, passando pelos músicos que a acompanham e chegando finalmente no talento da própria é simplesmente apaixonante. Kari Rueslåtten é uma cantora norueguesa, trabalhando atualmente em carreira solo.

Com bastante certeza uma soprano de alcance médio, mas que compensa o alcance pelo domínio e o encaixe "rústico", delicado, sensual e estranhamente completo, no sentido de preencher com exatidão os espaços deixados para o vocal em suas músicas. Sua voz soa basicamente como mais um instrumento dentro das músicas como um todo.

Vou estudar mais sobre ela e pretendo voltar a falar sobre seu trabalho, mas pela ansiedade de repassar esse presente, fica a dica para todos, nem que só pela curiosidade de experimentar algo novo.




Abaixo link da homepage da cantora:





http://www.karirueslatten.com/

domingo, 20 de dezembro de 2009

Show interessantissimo!




Como estou de férias, nesse período pretendo postar com bem mais frequência do que semanalmente.


Ontem a noite estava sem fazer nada em minha casa, quando toca o telefone, minha madrinha,irmã do meu pai, estava nos ligando comentando sobre um show que teria no Parque dos Espanhóis, dizendo que seria muito bom.


Como estava em cima da hora, fomos todos aqui de casa correr para tomar banho e nessa correria nem me dei ao luxo de perguntar a minha mãe,com quem minha madrinha tinha falado, de quem era o show.


Fomos! Ao som de um ótimo CD do Lulu Santos, coletanea muito bem feita de suas músicas por sinal. Enfim, chegamos ao parque quando a banda estava subindo ao palco e dando boa noite para as pessoas, agradecendo a presença e começando a tocar a primeira música.


Durante a caminhada do carro até o palco, comecei a ouvir aquele som que não me era estranho, porém não conseguia identificar. Chegando na frente do palco, me deparo com o show da banda "Cordel do Fogo Encantado".


Conhecia muito pouco do trabalho dos rapazes ( sem saber que era deles) de Pernambuco e nunca imaginei ir a um show deles.


Sorte minha que por acaso isso aconteceu!


Um show incrível, bastante curto, pouco menos de uma hora, mas INCRÍVEL!


Todos os músicos tocam MUITO e o vocalista tem uma presença de palco, totalmente inusitada e forte.


As letras das músicas e a performance do vocalista, me fizeram lembrar de uma palestra/show que assisti do nosso querido Tom Zé. Arriscado fazer essa comparação eu sei, mas ontem ao ver o show, foi a primeira pessoa cm quem relacionei, TOM ZÉ!


Nada define o estilo dos Pernambucanos melhor do que definir como uma mistura de batuque e poesia.


Estou em busca do CD da banda para comprar agora, somente pela curiosidade de tê-lo, não diria que é um CD o qual você colocaria pra ouvir no carro durante o dia a dia, mas um CD que faz pensar, um CD para momentos de... não sei explicar!


Por isso para descobrirem o que quero dizer, acessem o myspace da banda.


Dica: Atentem para as letras muito bem escritas.




sábado, 19 de dezembro de 2009




Eu tinha algumas opções para essa minha primeira postagem e apesar da dúvida, não me contive e optei por essa cantora, que está escondida pelas paginas do Youtube e que tem um trabalho impecável.

Ana Cunha, 20 anos, mineira de Belo Horizonte, cantora interprete, com base em POP e MPB, não excluindo outros estilos.

Tive o prazer de conhece-la por internet, após assistir um de seus vídeos mais acessados. Um pouco curioso que o primeiro vídeo que assisti do seu canal foi a versão de " Eu sou Stefhany", a qual foi feita numa brincadeira (diz ela ? hahahaha), e que me deixou impressionada, quando gostei de estar ouvindo aquela música, a qual interpretada na versão original não me agrada nenhum pouco.


Após essa surpresa passei a acompanhar o trabalho da cantora, não só como fã, mas também como amiga, após começarmos a conversar primeiramente sobre música, e aos poucos estreitando laços e iniciando uma grande amizade.
Ao longo desse tempo que nos conhecemos, passamos algumas noites conversando e discutindo sobre música, trocando conhecimentos e sempre com espaço para as cantorias da Aninha. E isso me estimulou a estudar por brincadeira a voz dessa monstra.
Garanto aos amantes das vozes femininas que a tonalidade desta não se confunde com a de ninguém, é algo único, dada a uma pessoa que sabe muito bem emprega-la. Seu domínio de voz, sabendo em quais notas extender, em quais reter e aplicando vibratos de forma correta, porém natural, somados resultam na genialidade dessa doce e forte voz.
Fora isso, Ana Cunha toca violão para acompanhar suas gravações, diga-se de passagem muito bem! Adaptando as batidas para as suas versões de cada música, Ana sempre surpreende com seus arranjos de violão e voz, tendo isso como uma caracteristica de seu trabalho.

É por isso que tenho o grande prazer de apresentar aqui o trabalho dessa menina, no qual eu acredito muito e recomendo que acompanhem.

Segue abaixo o link do seu canal:






Divirtam-se! =)

Começa a farra musical!

algum tempo venho procurando inspiração para trabalhar com algo que eu realmente gosto, sem o compromisso do dever, somente pela vontade de compartilhar um pouco do que eu sei e aprender com quem quiser dividir algo.



Música é algo que faz parte ativamente da minha vida, resumidamente como base e refugio!



E por isso gosto de estar sempre a par das novidades, gosto de fazer descobertas, vasculhar pela internet em busca de novos nomes, ou velhos nomes que sempre encantam. Independente do que for encontrado, gosto de música.



Por isso proponho neste blog, que independente de quem acessar, independente de quem acompanhar, me comprometo a dividir semanalmente novidades,comentários, análieses e criticas desse alimento da alma com todos. Por mais que o blog tenha o nome de MPBom, trarei novidades nacionais e internacionais de todos os estilos.



Espero passar um bom tempo com todos, começa aqui o MPBom!